Mushing uma nova modalidade para se praticar

Mushing uma nova modalidade para se praticar

Texto escrito por: Igor João

Quer a nível de competição quer a nível de lazer, há materiais materiais próprios para praticar o mushing, além das despesas habituais que temos com os nosso amigos de quatro patas (comida e veterinário, entre outras).

Mushing

Se já tiver cão e bicicleta vai ficar um pouco mais económico para praticar este desporto com os cães de trenó em versão terra, embora tenha que ter os seguintes assessórios.

Arnês

Este é o objecto mais importante no mushing, que serve para colocar no cão para que ele possa puxar, existem de diversos tipos mas atenção lembre-se em comprar um especifico para este desporto pois os que normalmente encontramos nas lojas e hipermercados podem provocar lesões nos cães e isso é tudo o que nós não queremos.

Linha

Faz a união entre o cão e dono (bicicleta) deve-se usar uma linha que tenha amortecedor para reduzir o impacto no cão.

Canicross

Cinturão

Caso pratique o canicross (vertente do Mushing) vai precisar de um cinturão que será colocado na nossa cintura para atar a linha, depois é só prender o cão e correr.

Bicicleta e trotineta

Embora a bicicleta seja mais para um cão e a trotineta seja para dois.

A nível de lazer pode fazer o que mais gostar, eu pessoalmente gosto mais da trotineta é bem diferente ao habitual e é mais parecido com o trenó, depois como é com dois cães dá outra sensação de equipa, pois o mushing é isso mesmo uma equipa e a nível de subidas também é mais duro pois temos que correr ao ritmo dos cães.

Para quem se vai iniciar, tentem fazer com uma bicicleta mais pesada e resistente, não vai ser fácil mas certo que não irá desistir à primeira.

Neck Line

É uma linha bem mais pequena com o tamanha de um palmo, que serve para unir dois cães entre as coleiras, para evitar que puxem em direcções diferentes o que faça com que as forças de ambos se juntem para o mesmo sentido.

Avanço/ Antena

É um objecto que se coloca ao quadro da bicicleta que irá evitar que a linha se enrole na roda, caso não vá esticada.

Óculos/ Luvas/ Capacete

Como em qualquer desporto de bicicleta são necessários estes objectos para a sua protecção, no mushing as regras de segurança são iguais, pois lembre-se que a sua vida vem primeiro que a adrenalina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *